BIOENERGIA(A. Lowen) 
ou harmonisaçao corpo/mente/emoções


 
Algumas experiências emocionais traumáticas que muitas vezes se enraízam na infância podem resultar em uma contração de certas regiões musculares ao mesmo tempo que uma "desvitalização do estado emocional para proteger a alma".

De acordo com um conceito da identidade funcional do corpo e da mente,
 "O processo energético do corpo determina o que está acontecendo na mente, assim como determina o que está acontecendo no corpo".
A análise bioenergética considera a pessoa como uma "unidade psicossomática": o que acontece no corpo também ocorre na mente e vice-versa.
Esta terapia consiste em reduzir as defesas neuromusculares estruturadas no corpo na forma de contrações crônicas, para melhor circularem as "energias bloqueadas" através de exercícios físicos ou respiração. Isso permite que aos pacientes reconectar-se com sua personalidade e com a vida do seu corpo e atenuar possíveis neuroses neuróticas, melhorando sua "energia vital" e sua livre expressão emocional.

O objetivo é o desenvolvimento de novas formas de auto-expressão, inicialmente não-verbais, através do uso de posturas ou movimentos para destacar as tensões corporais. A descarga emocional, na forma de gritos, choro pode ser solicitada após o tensionamento e antes da fase de integração para uma possível verbalização.

O trabalho corporal realizado consiste primeiramente em desenvolver a atenção às sensações. Então, com a ajuda de exercícios de respiração, posturas, movimentos, bem como a pressão manual do terapeuta, promovemos a consciência das antigas tensões musculares que se tornaram crônicas. O objetivo é descobrir as defesas que o paciente construiu quando criança para enfrentar situações difíceis, depois suavizá-las e reorganizá-las.
Emoções são consideradas aqui como "movimentos espontâneos do organismo".

É uma "abordagem profunda" que não é apenas sobre a remoção de sintomas, mas também sobre ajudar a pessoa a encontrar-se, domar-se e reorganizar a própria estrutura de sua personalidade.